Conheça as doenças causadas por pulgas e carrapatos e como evitá-las

Além da coceira e dos incômodos, as pulgas e carrapatos podem trazer muitos problemas para o seu pet. Alguns desses malefícios, inclusive, podem contaminar humanos. No post de hoje, trazemos algumas informações para que você fique ainda mais atento aos cuidados do seu animal de estimação.


As pulgas são responsáveis por algumas doenças como:


• DAPP (Dermatite Alérgica a Picada de Pulga): A saliva de uma única pulga é capaz de causar uma reação alérgica. Pode causar graves lesões de pele se não for tratado. Não existe cura, mas há controle com medicações.

• Verminose: a pulga transmite um verme, quando o canino ingere o parasita. O verme tem formato de grão de arroz, podendo ser visualizado nas fezes. Se muito intenso, o animal pode ficar debilitado, com a barriga inchada e pode até apresentar um quadro convulsivo.

• Anemia: uma infestação de pulgas por tempo prolongado pode levar o pet a diferentes graus de anemia.

• Hemobartonelose: A doença é causada por uma bactéria que chega ao pet através de de pulgas, carrapatos e piolhos. A bactéria chega na corrente sanguínea, gerando um quadro de anemia. Alguns animais conseguem combater a infecção sozinhos, porém animais mais debilitados necessitam de ajuda medicamentosa.


Os carrapatos também transmitem algumas doenças:


• Babesiose canina: Causada por um protozoário que invade e destrói os glóbulos vermelhos. Leva o animal a um quadro de anemia grave.

• Erliquiose canina: Causada por bactérias eu são transmitidas ao cão durante a picada do carrapato, é uma doença que apresenta sintomas variados, que incluem apatia, falta de apetite, e alteração no processo de coagulação.

• Doença de Lyme: causada por uma bactéria que entra na corrente sanguínea do hospedeiro. Possui: 3 fases: dermatológica, oftálmica e articular.


Na Santuário você encontra vermifugos e antipulgas de diferentes marcas. Você pode comprar aqui mesmo pelo site e receber em casa com tele-entrega gratuita.